quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Coletivo B.I.L recebe até 1º de Dezembro inscrições para a quarta coletânea.




Coletivo B.I.L recebe até 1º de Dezembro inscrições para a quarta coletânea.

Atenção bandas que já tocaram no B.I.L, estão abertas as inscrições para a quarta coletânea do B.I.L.
Um dos trabalhos mais tradicionais do coletivo chega a quarta edição em 2010, e o  lançamento deste material está previsto para ocorrer no Parque Eduardo Gomes durante as atividades do B.I.L no Fórum Social Mundial, que acontece na região metropolitana entre os dias 25 a 29 de Janeiro de 2010.

Nesta edição da coletânea o B.I.L resolveu investir no formato SMD.
O SMD ( semi-metallic disc ) é semelhante a um CD normal, pois é feito na mesma prensa que os Compact discs, e também toca em qualquer CD-player com a mesma qualidade de som. A diferença é que ele é feito com uma liga semi-metálica, e esta área metálica reservada para os dados também é menor, ou seja, em um SMD cabem cerca de 70 minutos de música, contra os 80 de um Compact Disc. Outra diferença é no lugar da caixinha de acrílico, o SMD vem embalado em um simples envelope de papel cartão plastificado, sem encarte. Tudo isso deixa o SMD, em média, 30% mais barato de produzir que o CD – e possibilita o preço de R$ 5, que já vem impresso na capa, da fábrica.

Para participar da coletânea é necessário enviar um e-mail com a música, e um breve release com foto.
O material deve ser enviado para; bandasindependenteslocais@hotmail.com com cópia para thrashwender@gmail.com .
O único critério para participar é que a banda tenha tocado em algum show promovido pelo coletivo B.I.L, e que o som esteja com uma boa qualidade. As inscrições devem ser feitas até o dia 1º de Dezembro. Após o dia 1º as bandas selecionadas serão convocadas por e-mails para uma reunião para discutir as ações da coletânea.

Mais informações:
ou
Wender Zanon
(51)96494060

quarta-feira, 28 de outubro de 2009


Festa dos amigos da Desprezo e Ódio?, Sickarchangel & Lapso de Insanidade. Neste final de semana! Não perca!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

é neste sábado!


NOITE FORA DO EIXO

Coletividade total dos grandes parceiros do B.I.L.
Segue a divulgação;



 Investindo pesado na cena independente.



           Impulsionados pela coletividade sonora, a BLEFF ruma a
Santa Maria no sábado para um show de integração através dos
coletivos. A BLEFF estará no palco representando São Leopoldo e
dividirá o palco com as bandas Pimenta Buena (Pelotas) e Saturno
Experiment (Santa Maria). A atividade marca mais uma etapa do Circuito
Fora do Eixo no Rio Grande do Sul. O Circuito Fora do Eixo é uma rede
de trabalho cultura concebida entre as regiões centro-oeste, norte e
sul desde 2005. É uma parceria para estimular a circulação de bandas,
estimular o escoamento da produção sonora e a troca de tecnologias que
fortaleçam o cenário da música independente.

           A BLEFF é formada por Júnior Garcia (voz, guitarra e
violão), Poeta Solar (guitarra, violão e backing), Thiago Heck
(bateria) e Juliano Cavaleiro (baixo e backing). Os caras apresentam
seu trabalho autoral repleto de melodias, punch instrumental,
guitarras espaciais e influenciado por bandas como Legião Urbana,
Mutantes, Cold Play e Radiohead.


Sábado 24/10

NOITE FORA DO EIXO

Show com as bandas:

BLEFF (São Leopoldo)

Pimenta Buena (Pelotas)

Saturno Experiment (Santa Maria)

23h

R$6,00

(Estudantes não pagam até a meia noite)

Local: Macondo Lugar (Santa Maria/RS)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

RESTO DE FEIRA TOUR!


 

Economia da Cultura vai ser foco na II CMC

8% da economia mundial. Esse é o percentual que a cultura movimenta hoje no mundo, segundo dados das Organizações das Nações Unidas, citados na noite desta quinta-feira, 15, pelo coordenador geral da I Feira da Música do Sul, Moyses Lopes. “Queremos que o artista se entenda como um trabalhador da cultura, pois sua atividade gera renda”, nota. A Economia da Cultura é um dos focos dos debates da II Conferência Muncipal de Cultura de Canoas (II CMC), que inicia na manhã desta sexta-feira, 17, com encontros descentralizados na cidade.
O painel desta quinta-feira em Canoas, está inserido em um circuito de debates preparatórios em várias cidades para a Feira, com a participação de ativistas, gestores e artistas de vários segmentos musicais. O poder público deve agir em duas frentes: apoiar manifestações de vanguarda, menos estimuladas; e fomentar, dar condições para o desenvolvimento do movimento musical”, recomenda Lopes. Analisando os projetos locais, ele avalia positivamente as iniciativas da administração municipal, como o projeto Carava Cultural e Microcrédito Cultural, que estimulam o desenvolvimento de bandas e públicos. “Canoas está bem articulada”, resume.
O encontro também foi uma oportunidade especial para intercâmbio de experiências e projetos entre artistas locais. “As iniciativas ainda são recentes aqui na cidade, e esse é o primeiro passo para incentivar esse novo momento”, considera o músico Rafael Felipe da Silva, que é presidente do movimento Bandas Independentes Locais (BIL), altamente elogiado na ocasião. Além da BIL, foi criado recentemente na cidade a Associação Canoense de Hip Hop. Para o Diretor de Linguagens Artísticas da SMC, Gilberto Motta – o Betinho da Trem Bala - há um trabalho sério nesse setor, que ganha progressivo reconhecimento. “Canoas já é uma referência para os músicos”, observa.
O Circuito Gaúcho de Música cumpre, também, com a função de mobilizar os músicos e demais integrantes desta cadeia produtiva em cada cidade para a 1ª Feira da Música do Sul, que será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro de 2009, nos pavilhões da FENAC, no município de Novo Hamburgo.
Ronaldo M. BOtelho

“Tornar-se pólo regional de cultura” é meta da SMC



A consolidação de Canoas como pólo regional de cultura foi um dos objetivos manifestado na noite desta quinta-feira, 15, pelo coordendor de música da Secretaria Municipal de Cultura, o professor André Luiz Cardoso. Ele foi um dos participantes na plateia do painel que está sendo realizado na Fundação Cultural, em Canoas, dentro da programação da Feira da Música do Sul.

O painel-debate “A Cadeia Produtiva da Música” reuniu músicos de vários segmentos e gestores municipais, como a assessora da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, Fabiana Menini, para debater o cenário e alternativas para a afirmação do mercado. Conforme Cardoso, que é músico e coordena projetos na área, como o Cultura ao Meio Dia, é significativo que esse evento tenha sua etapa preparatória final em Canoas, depois de 17 cidades de todo o estado. “Temos acompanhado a organização desse evento, desde a primeira reunião, e esse é um passo importante para a organização dos vários segmentos no estado”, avalia.
Para o músico são-leopoldense Frederico Bessa, o Fred, é fundamental o apoio das prefeituras aos artistas emergentes. “Em um País como o nosso, as pessoas gastam com cultura, mas não é o suficiente para manter quem trabalha com esse segmento”. Ao lado da ativista e gestora da SMC, Fabiana Menini, Fred elogiou os projetos musicais desenvolvidos em Canoas. “Existe aqui um movimento musical reconhecido”, considera.
O painel está inserido como ação preparatória na programação da I Feira de Música do Sul, que ocorre entre os dia 19 e 22 de novembro de 2009, nos pavilhões da FENAC, no município de Novo Hamburgo e reuniu artistas canoenses das áreas de rock; MPB; Hardcore; Hip Hop; Nativismo, entre outros.
Ronaldo M. Botelho

Painel do “Música do Sul” destaca Canoas na Região

“O BIL (Bandas Independentes Locais) é extremamente organizado, como em poucas cidades”. A declaração é do coordenador da Feira da Música do Sul, Moysés Lopes, que analisou o cenário musical em Canoas, em especial, a música independente, que tem na BIL a sua principal expressão. A manifestação ocorreu durante a etapa local do Circuito Gaúcho de Música, realizado na noite desta quinta-feira, 15, na Fundação Cultural.

O painel-debate “A Cadeia Produtiva da Música” abordou o cenário, os rumos e os desafios dos músicos gaúchos e contou com a participação, como painelista, da assessora da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, Fabiana Menini, além de outros gestores municipais na platéia. “Mais do que simplesmente apoiar, a política municipal de Canoas para a área se foca em reunir músicos de diversas linguagens, para que eles trabalhem em redes culturais”, explica.
O painel está inserido como ação preparatória na programação da I Feira de Música do Sul, que ocorre entre os dia 19 e 22 de novembro de 2009, nos pavilhões da FENAC, no município de Novo Hamburgo e reuniu artistas canoenses das áreas de rock; MPB; Hard Core; Hip Hop; Nativismo, entre outros.
A I Feira de Música do Sul é uma realização do Fórum de Economia da Cultura, vinculado à Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, do Serviço Social do Comércio (SESC/RS), da GB Produtora e do Fórum Permanente de Música do RS. Esse evento conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Converse. Também conta com o apoio de parceiros regionais, como a Secretaria Municipal de de Cultura de Canoas.
Ronaldo M. Botelho

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Resto de Feira, direto de SP para os palcos do B.I.L





xResto de Feirax 
 A velocidade somada a variedade criativa musical junto a vida livre de dois ativistas pelos direitos dos animais resultam num powerviolence feito pelo faça você mesmo no interior de São Paulo. O xResto de Feirax é um powerviolence feito em dupla do interior Paulista, uma banda vegetariana straight-edge vivendo e presenciando a cena punk do país. As letras da banda soam como molotvs inflamados de críticas polítco-sociais, direitos dos animais, problemas pessoais junto a muita revolta, indignação com a atual sociedade doente onde o principio de vida livre e saudável foram tomados pelas grandes e esmagadoras corporações e indústrias do trabalho escravo. A banda foge dos padrões e não se prende apenas ao escopo musical, atua fora do cenário da música com palestras sobre a questão animal feitas por um de seus membros por todo território nacional, constantemente nas ruas bombardeia a sociedade com conscientização e a arte vai para as ruas através do terrorismo poético trazendo a contra-cultura para o cotidiano infernal. Resumir a banda é Simples, Rapida, Objetiva .

Fonte: http://www.myspace.com/xrestodefeirax



I.C.H comemora 16 anos de atividade no dia 24/10


Atual formação da I.C.H conta com; Wagner ( voz ) + Biju ( Guitarra ) + Renato ( Batera ) & Batata ( baixo )



Neste mês, a banda I.C.H, formada por Wagner (voz), Batata (baixo), Renato (bateria) & Biju (guitarra), completa 16 anos de estrada, de amizade, de mudanças na formação e 16 anos de um punk rock/hardcore com forte influência da escola setentista, com letras que abordam desde problemas do cotidiano a críticas e protestos, geralmente tendo Canoas como foco.
Tanto que a música Uma nova Canoas chegou a ser censurada no município como nos contou Rafael Batata, baixista da banda e atual presidente do B.I.L, em uma breve conversa com o blog + Canoas:
– A música foi composta em 2003. Em 2004 alteramos uma frase da letra e gravamos, então ela passou a ser tocada em 2006 no programa Base Independente, em uma rádio comunitária local. Um dia, em fevereiro de 2007, fomos convidados para participar de um debate no programa, sobre o cenário independente de Canoas. Eu estava lá, quando um dos apresentadores me disse que um secretário municipal havia ligado para o presidente da Rádio "solicitando" que a música fosse retirada da programação. A rádio recebia verba da prefeitura e então a música não foi mais tocada - conta Batata.
Além disso, a I.C.H também é uma das bandas fundadoras do Coletivo B.I.L, tanto que seus integrantes são membros da atual diretoria do coletivo para o biênio 2009/2010. A banda tem três CDs lançados: Horário Nobre (1998), Por Dias Melhores (2001) e Os Imbecis Comandam os Homens (2008). De acordo com Batata, um novo trabalho deverá vir no próximo ano:
– Pretendemos gravar nosso quarto cd em 2010 e continuar trabalhando pelo fortalecimento dos coletivos através do apoio mútuo da integração, do intercâmbio e demais ações e projetos que possam construir a sustentabilidade da música independente no Brasil.
Ah, claro! A sigla I.C.H quer dizer Imbecis Comandam os Homens, e o som da banda pode ser conferido através do palcom, do myspace (myspace.com/imbeciscomandamoshomens), ou ainda ficar ligado no blog do B.I.L e acompanhar as atividades do coletivo.
O próximo show da banda é no dia 24/10, na Fundação Cultural de Canoas, às 19h, e não é um simples show não. A banda aproveita a oportunidade para comemorar os seus 16 anos de estrada justamente neste show, então não perca!

Show
O que: I.C.H, comemorando 16 anos de estrada, com shows das bandas R.E.D (Cachoeirinha/ Alvorada), Resto de Feira (Campinas), Gravidade Zen Éden
Além dos shows, o evento conta com o lançamento da quinta edição da fanzine do B.I.L, na fundação Cultural de Canoas ( Av. Victor Barreto, 2.031, Centro, em frente ao Unilasalle).
Quanto: R$ 2
Quando: 24/10, sábado
Hora: às 19h

Show B.I.L # 59 - 24/10





B.I.L apresenta:

Lançamento da Zine do B.I.L # 6


Show c/ as bandas:


Resto de feira ( Campinas / SP )
I.C.H ( Comemorando 16 anos de estrada )
R.E.D ( Cachoeirinha/Alvorada )
Gravidade Zen
Éden


24/10 - Sábdo
As 19H - R$ 2,00 Na hora
Na fundação Cultural de Canoas ( Av. Victor Barreto, 2031,Centro - em frente ao Unilasalle)



Compareça e SEJA A CENA INDEPENDENTE! 

terça-feira, 6 de outubro de 2009

VIDA LONGA AO B.I.L!

Mais uma prova de coletividade.





                                                   Mundano detonando no HC!






Não é de hoje que o trabalho com a cultura independente no Brasil tem que remar contra a maré. O show de numero cinquenta e quatro do B.I.l pode até ter encontrado algumas pedras no meio do caminho, mas não deixou de ser mais uma bela prova de coletividade, uma prova de que juntos construimos realmente uma cena e chegamos fora de um ponto comum. Mais uma prova de sonoridades na cena independente, um show que foi do indie ao hardcore, e marcou a estréia de duas bandas ( bleff e mundano ).
A Bleff abriu a noite mostrando um rock´n roll virtuoso, e  agora entendemos o por quê de chamar a Bleff de rock gaulês. Outra prova de coletividade fica aqui, em São Leopoldo a rapaziada da Bleff é responsavél pelo Fórum de Música de São Leopoldo, que nos ultimos meses vem mostrando o diferencial do rock capilé.
Logo em seguida foi a vez de uma velha conhecida dos B.I.L subir aos palcos; A sleeping Bags detonou o hc com muita energia e letras irreverentes.
Para finalizar a noite a Mundano estreiou com muita empolgação e muito hardcore, e demonstrou por que tem se tornado uma das bandas mais expressivas do hardcore gaúcho.

Esperamos que todos voltem, pois dia 24 tem mais...
Segue o serviço

B.I.L apresenta:

Lançamento da Zine do B.I.L # 5

Show c/ as bandas:

Resto de feira ( Campinas / SP )
I.C.H ( Comemorando 16 anos de estrada )
R.E.D ( Cachoeirinha/Alvorada )
Gravidade Zen
Éden

24/10 - Sábdo
As 19H - R$ 2,00 Na hora
Na fundação Cultural de Canoas ( Av. Victor Barreto, 2031,Centro - em frente ao Unilasalle)

Seja a cena Independente!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

B.I.L no MORROSTOCK!




Nesta final de semana acontece a terceira edição do festival MorroStock, no Bar do Morro, na cidade de Sapiranga. O festival tem por objetivo principal reunir grandes nomes que fazem parte da história do rock gaúcho junto às bandas novas, além de convidados de outros estados brasileiros, num espaço ao ar livre e afastado da zona urbana.
 
Claro, que o coletivo B.I.L não poderia ficar de fora desse tradicional festival gaúcho.
 
O Morrostock chega a sua terceira edição sempre buscando a valorização da cena local e independente, assim como o B.I.L que há quatro anos vem buscando resgatar esses valores no atual cenário da música independente.
 
Na sexta-feira três bandas participantes do coletivo se apresentam nos palcos do festival, são elas; Mayday ( Canoas ) , CFC ( Canoas) e Raise Your Head ( Sapucaia ), e no domingo a banda Clã Mcloud ( Porto Alegre ).
 
No Domingo, as 14 H, vamos participar do debate circular, tendo como tema '' Coletivos e forúns de Música pelo Brasil ''. O debate conta com a presença de representantes de diferentes associações, coletivos de produtores e fóruns de música do RS e do Brasil.
 
O MorroStock acontece nos 4 dias de feriadão e oferece estrutura de acampamento, estacionamento, alimentação, vendas de discos e materiais do rock, vendas de produtos orgânicos, jogos, vôo livre, performances, debates culturais, oficinas e muito Rock ´n´ Roll.
MorroStock é uma realização da produtora Gamana em parceria com o Bar do Morro. O festival conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sapiranga, Unisinos, Feira da Música do Sul, Coruja - Cerveja Viva, Lotus - Produtos Higienizados e Tirage Serigrafia. Apoio Cultural Tag Opus e Unisinos FM.
Para mais informações,segue em anexo o release do festival, ou basta acessar o site oficial do evento; www.morrostockopenair.blogspot.com