sábado, 7 de maio de 2011

B.I.L comemora seis anos de atividades com festival no dia 14 de maio


Evento tem inicio as 18h e contará com 14 bandas
No dia 14 de maio o Coletivo B.I.L, de Canoas, comemora 6 anos de atividades, de árduos trabalhos, de resistência e valorização da cultural independente e local. Muitos passos foram dados e muitas conquistas realizadas e é com grande prazer no dia 14 celebramos com grandes bandas que ajudam e ajudaram muito o B.I.L durante esse caminho.
O evento começa às 18h na Fundação Cultural de Canoas (Avenida Victor Barreto, 2301, Centro – Canoas). Serão 14 bandas que sobem ao palco do B.I.L para desejar “Vida Longa ao B.I.L” – tradicional lema ovacionado em muitos eventos do B.I.L e que se faz por entender em datas como essas. As bandas são: CxFxCx, The Efficients, Raise Your Head, Desprezo e Ódio, Quase, Eletroestática, Chute no Rim, Amitraz, Nox, Ferrolho, Éden, Bleff, Campus de Elísius e Paradoxo Nervoso.
Seis anos dedicados a construção coletiva
A história do B.I.L não é novidade, mas não custa relembrar. No dia 7 de maio de 2005 era realizado o primeiro show do B.I.L, o primeiro dos 83 realizados ao longo destes seis anos, dentre eles estão clássicos shows como os das bandas Ratos de Porão, Dead Fish, Matanza, To Feel Alive (Chile), Venice (Argentina), entre dezenas de outros memoráveis shows. As ações não se limitam a apenas shows, realizamos também atividades culturais, oficinas, palestras e debates durante a 10ª edição do Fórum Social Mundial, onde também mantemos um galpão com atividades relacionadas a cultura independente e um palco alternativo abrindo espaço para as bandas independentes da região. Também fomos pioneiros ao realizar o 1° Festival Canoense de Videoclipes Independentes, visando incentivar a produção de videoclipes, tanto de bandas como de diretores independentes e que não atuam do mercado de massas. Ainda no ramo audiovisual, exibimos algumas edições do Cine B.I.L, uma delas com a presença do cultuado diretor do “sinema transgressor” Petter Baiestorf e a outra com a estréia no Sul do país do documentário “Guidable – A Verdadeira história do Ratos de Porão”.
O B.I.L é um coletivo formado por pessoas que acreditam que “dogmas” e barreiras possam ser quebradas, que acreditam na produção independente e/o local. Foi mais ou menos assim que o B.I.L surgiu em 2005, Canoas era uma cidade bastante agitada, o skate andava em alta, muitas zines eram produzidas aqui e boas bandas eram formadas no município. Mas com o tempo as coisas foram se acalmando até que Canoas chegou a passar por um período de dois anos sem possuir casas apropriadas para shows e sem festivais com bandas locais. Indignados com essa situação, os integrantes daquelas “boas bandas formadas no município” começam a se reunir e promover reuniões para debater sobre como mudar essa realidade e começavam também a ver que juntos poderiam fazer a diferença, eis que surge o coletivo. Mas o B.I.L não para por aí, conforme os shows foram acontecendo e o movimento crescendo, cada vez mais e mais pessoas comparecem as atividades do B.I.L interessadas em fazer parte também dessa história. Pode-se dizer por aí que o BIL é uma referencia, mas tudo isso é fruto de um intenso trabalho, entre as tradicionais atividades do B.I.L estão as reuniões realizadas uma vez por mês, onde se debatem os temas de interesse do coletivo e também se definem os próximos shows. Afinal, nada mais justo do que um debate coletivo para se chegar a um acordo em comum. Nesses seis anos o B.I.L também acolheu muitas bandas não só de Canoas, mas de toda região metropolitana, de outros estados e também de outros países.
Participe você também dessa trajetória e seja a cena independente da sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário