sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Economia da Cultura vai ser foco na II CMC

8% da economia mundial. Esse é o percentual que a cultura movimenta hoje no mundo, segundo dados das Organizações das Nações Unidas, citados na noite desta quinta-feira, 15, pelo coordenador geral da I Feira da Música do Sul, Moyses Lopes. “Queremos que o artista se entenda como um trabalhador da cultura, pois sua atividade gera renda”, nota. A Economia da Cultura é um dos focos dos debates da II Conferência Muncipal de Cultura de Canoas (II CMC), que inicia na manhã desta sexta-feira, 17, com encontros descentralizados na cidade.
O painel desta quinta-feira em Canoas, está inserido em um circuito de debates preparatórios em várias cidades para a Feira, com a participação de ativistas, gestores e artistas de vários segmentos musicais. O poder público deve agir em duas frentes: apoiar manifestações de vanguarda, menos estimuladas; e fomentar, dar condições para o desenvolvimento do movimento musical”, recomenda Lopes. Analisando os projetos locais, ele avalia positivamente as iniciativas da administração municipal, como o projeto Carava Cultural e Microcrédito Cultural, que estimulam o desenvolvimento de bandas e públicos. “Canoas está bem articulada”, resume.
O encontro também foi uma oportunidade especial para intercâmbio de experiências e projetos entre artistas locais. “As iniciativas ainda são recentes aqui na cidade, e esse é o primeiro passo para incentivar esse novo momento”, considera o músico Rafael Felipe da Silva, que é presidente do movimento Bandas Independentes Locais (BIL), altamente elogiado na ocasião. Além da BIL, foi criado recentemente na cidade a Associação Canoense de Hip Hop. Para o Diretor de Linguagens Artísticas da SMC, Gilberto Motta – o Betinho da Trem Bala - há um trabalho sério nesse setor, que ganha progressivo reconhecimento. “Canoas já é uma referência para os músicos”, observa.
O Circuito Gaúcho de Música cumpre, também, com a função de mobilizar os músicos e demais integrantes desta cadeia produtiva em cada cidade para a 1ª Feira da Música do Sul, que será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro de 2009, nos pavilhões da FENAC, no município de Novo Hamburgo.
Ronaldo M. BOtelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário