sexta-feira, 16 de outubro de 2009

“Tornar-se pólo regional de cultura” é meta da SMC



A consolidação de Canoas como pólo regional de cultura foi um dos objetivos manifestado na noite desta quinta-feira, 15, pelo coordendor de música da Secretaria Municipal de Cultura, o professor André Luiz Cardoso. Ele foi um dos participantes na plateia do painel que está sendo realizado na Fundação Cultural, em Canoas, dentro da programação da Feira da Música do Sul.

O painel-debate “A Cadeia Produtiva da Música” reuniu músicos de vários segmentos e gestores municipais, como a assessora da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, Fabiana Menini, para debater o cenário e alternativas para a afirmação do mercado. Conforme Cardoso, que é músico e coordena projetos na área, como o Cultura ao Meio Dia, é significativo que esse evento tenha sua etapa preparatória final em Canoas, depois de 17 cidades de todo o estado. “Temos acompanhado a organização desse evento, desde a primeira reunião, e esse é um passo importante para a organização dos vários segmentos no estado”, avalia.
Para o músico são-leopoldense Frederico Bessa, o Fred, é fundamental o apoio das prefeituras aos artistas emergentes. “Em um País como o nosso, as pessoas gastam com cultura, mas não é o suficiente para manter quem trabalha com esse segmento”. Ao lado da ativista e gestora da SMC, Fabiana Menini, Fred elogiou os projetos musicais desenvolvidos em Canoas. “Existe aqui um movimento musical reconhecido”, considera.
O painel está inserido como ação preparatória na programação da I Feira de Música do Sul, que ocorre entre os dia 19 e 22 de novembro de 2009, nos pavilhões da FENAC, no município de Novo Hamburgo e reuniu artistas canoenses das áreas de rock; MPB; Hardcore; Hip Hop; Nativismo, entre outros.
Ronaldo M. Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário